A VISÃO COMPLETA DA EMPRESA!

"Gestão é, acima de tudo, uma prática em que arte, ciência e habilidade se encontram”

Henry Mintzberg

Na metodologia de Gestão Organizacional prezamos pela ”visão do todo”, a partir do alinhamento entre todos os setores e processos e do desenvolvimento de uma Gestão estruturada e disciplinada, capaz de pensar e agir simples na busca por resultados – apesar da crescente complexidade dos negócios e mercados.

Esta abordagem é direcionada às médias empresas que cresceram rápido demais, não amadureceram seus mecanismos de tomada de decisões e, por isso, sofrem atualmente das conhecidas ”dores de crescimento”. Objetivamos, portanto, construir uma Consciência de Gestão” internamente, com a finalidade de profissionalizar e desenvolver ferramentas simples e efetivas que permitam a sustentação do crescimento do negócio no longo prazo.

Como pontapé inicial, formamos equipes multidisciplinares, responsáveis (juntamente a equipe da BCF) pela montagem e defesa dos planos e pela realização das ações e resultados.

O projeto possui três etapas: (1) Diagnóstico, (2) Planejamento e (3) Implementação. Caso haja interesse de continuidade, propõe-se uma etapa de Acompanhamento e Estabilização. Destacamos que, caso existam situações urgentes que estão afetando negativamente o desempenho da empresa, um plano emergencial pode ser desenvolvido e implementado para tratá-las.

A “visão completa da empresa” proporcionada por esta metodologia engloba:

Estratégia: construímos juntos com o cliente um posicionamento estratégico único, permitindo que a empresa saiba o que é atualmente, o que quer ser no futuro e qual a DIREÇÃO a ser seguida. Objetivos e indicadores são essenciais para a mensuração constante dos resultados e da validade da estratégia.

Pessoas: construção e alinhamento do organograma, descrição dos cargos, difusão da cultura de  meritocracia e remuneração variável e, principalmente a implementação dos princípios de Gestão por Competências. Resumindo: pessoas alinhadas, reconhecidas e motivadas.

Processos: mapeamento e análise dos 3 ou 4 macroprocessos da empresa, destacando as interfaces entre os setores, as desconexões e as oportunidades de melhoria. Nosso principal objetivo é romper com a organização em silos, integrando a atuação dos setores, simplificando e agilizando a entrega de valor aos clientes (externos, mas também internos).

T.I: apoiamos a efetivação de uma infraestrutura tecnológica e de sistemas que suporte as expansões do negócio, bem como o levantamento e o fornecimento dos principais indicadores da empresa de forma automatizada, confiável e em tempo real. Desta forma, a T.I. se torna estratégica e potencializa o desempenho das demais equipes e de toda empresa.

Marketing: infelizmente, o marketing na maioria das médias empresas brasileiras é subutilizado, reduzido a ações institucionais e de divulgação. Este perfil não nos satisfaz, por isso conduzimos a equipe de marketing a uma atuação mais estratégica: estudos de potencial de mercado, segmentação de clientes, direcionamento da força de vendas e indicadores de satisfação.

Vendas: foco na montagem de uma equipe de vendas qualificada e comprometida. Além disso, desenvolvemos o Planejamento Integrado de Vendas, equilibrando as perspectivas do mercado, da direção, da gerência comercial e dos vendedores. Por fim, realiza-se uma análise aprofundada de custeio e lucratividade de cada produto, capaz de direcionar e otimizar os esforços de vendas.

Compras: prezamos pela elaboração de um Planejamento de Compras e pela realização de parcerias “ganha-ganha” com fornecedores. Acreditamos na valorização estratégica do setor, uma vez que também é possível lucrar “comprando bem”; quando se compra bem e se vende bem, a empresa lucra duas vezes.

Operações: apoio no desenvolvimento de controles efetivos de estoque, bem como na identificação e resolução de gaps e gargalos operacionais e logísticos (internos e externos).

Financeiro: foco voltado para duas ferramentas essenciais para a boa gestão financeira e organizacional: o Fluxo de Caixa e o Planejamento Orçamentário Empresarial.

Contábil: apoio na confecção e aperfeiçoamento de relatórios contábeis, principalmente DRE e Balanços. Também buscamos integrar a Controladoria aos demais setores, principalmente ao Comercial, de forma que os números gerenciais andem lado a lado aos números contábeis, evitando surpresas no final do exercício.

Esta é a metodologia da BCF para o crescimento sustentável por meio da GESTÃO!

Simulação de Gestão Empresarial

Treinamento prático em Gestão Empresarial para sua equipe.

Capacitação Executiva

Programa de Desenvolvimento Continuado de Executivos – PDCE.

Clínica de Gestão Empresarial

Compartilhamento de consultoria entre um grupo de empresas.